Ser saudável!
Hoje em dia pensamos primeiro em fazer alguma coisa para ter o que queremos como por exemplo: Ter saúde! Porém, as vezes nem sempre pensamos que em vez de ter saúde é preciso SER saudável e para isso acontecer, tem que haver um processo de observação diária do corpo e mente.
Observar nesse caso significa estar atento aos sinais e sintomas que o corpo está dizendo.
Uma forma prática de começar essa observação é pela alimentação, um fator fundamental para o equilíbrio biofísico e bioquímico de todas as células.
Nesse sentindo, para verificar qual o melhor alimento para o seu corpo, é preciso observar aquilo que come e o que acontece com você após comer.
Se sentir empanturrado ou com gases ou queimação ou diarréia ou prisão de ventre ou compulsão ou ansiedade ou agitação, enfim, qualquer sinais e sintomas que indicam seu estado de saúde, você saberá se o que comeu lhe faz bem.
Além de dar atenção a alimentação e ao bom funcionamento do intestino, também é importante ampliar essa observação para outros aspectos que nos fazem um ser saudável como, a saúde emocional, a atividade física e o sono.
Todos esses aspectos estão conectados e fazem parte da observação diária do corpo e mente.
Para ajudar nesse processo elaboramos algumas explicações e dicas para SER saudável
1. Saúde emocional
Nas células temos receptores para todos os tipos de emoções e sentimentos, tais como culpa, raiva, medo, tristeza, alegria, confiança, entre outros.
Por exemplo, quando há o armazenamento inadequado de emoções e sentimentos estressantes, o corpo produz um excesso de epinefrina (hormônio), e isso causa um colapso químico, resultando no enfraquecimento interno do sistema imunológico e em um maior potencial para doença.
Um pensamento é expresso em uma onda cerebral eletromagnética que envia uma mensagem para os neuropeptídio, que por sua vez são disparados para o sistema nervoso central para produzir um efeito qualquer no corpo humano.
Dessa forma, podemos escolher nossos pensamentos para gerarem sentimentos adequados que promovam a saúde do nosso corpo.
Pra você ter uma idéia da suas escolhas, nosso corpo é composto de 50 a 100 trilhões de células.
Um célula típica da parede do estômago vive alguns dias, uma típica da pele apenas 2 semanas; uma célula vermelha do sangue chega a viver 2 ou 3 meses. Em geral, 98% dos átomos do seu corpo são trocados em 1 ano.
Portanto, se você escolher comer, pensar e sentir de forma inadequada ou adequada, as novas células serão feitas desses alimentos, pensamentos e emoções.
Podemos concluir que você estará com certeza mais suscetível a doença ou mais saudável.
Dicas de saúde emocional
Saia do padrão de culpa e aceite que não existem fracassos apenas resultados.
Saia da posição de vítima e assuma a responsabilidade da sua própria vida.
Em vez de ficar querendo alguma coisa, assuma a posição de poder. Você pode e é capaz!
Quando estiver com o pensamento fixado em algo negativo faça alguma coisa para quebrar esse padrão mental como respirar, levantar e andar um pouco, beber água, alongamento, qualquer movimento que mude o seu estado.
Preste atenção na informação que passa pro seu corpo quando fala alguma coisa, por exemplo quando falamos que temos muito problemas, nosso corpo entende isso como algo difícil de encarar. No entanto, quando trocamos a palavra “problemas” por “desafios” a situação se torna motivadora.
2. Alimentação
Para conseguirmos conquistar a saúde ideal, é necessário voltar a comer aquilo para que fomos projetado.
Só conseguimos processar em nosso corpo comida de verdade, ou seja, tudo que provém da natureza livre de produtos químicos.
Quando entupimos nosso organismo de bebidas e alimentos produzidos quimicamente, nossa evolução biológica é forçada a trabalhar como nunca fez. Se alimentar de forma inadequada tem um custo alto em nossas vidas.
Dicas de alimentação
Procure a orientação de um profissional qualificado que seja capaz de construir uma rotina alimentar compatível com as suas particularidades.
Evite as dietas milagrosas! Elas são muito restritas e difícil de seguir por muito tempo e podem gerar ainda mais ansiedade e vontade de comer o que lhe foi proibido. Em determinado momento você já não consegue superar o conflito entre o prazer de comer e os sentimentos de culpa. Essa restrição alimentar se torna insustentável.
Basicamente, você deve evitar alimentos industrializados, consumir alimentos orgânicos, sendo frutas, folhas em geral, vegetais e legumes em geral e gorduras boas (azeite, castanhas, sementes, coco entre outros). Com moderação os cereais integrais e as carnes em geral.
3. Atividade física
Em uma sociedade cada vez mais urbanizada e industrializada, tornam os exercícios físicos praticados regularmente importantes recursos para manter uma vida saudável.
A atividade física é reconhecida como fator de proteção para a saúde, sendo seus benefícios associados à redução de doenças crônicas e à diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares.
O engajamento em um programa de exercícios regulares leva a adaptações dos sistemas fisiológicos com a melhora da capacidade funcional e da forma física.
Um indivíduo em boa forma física tem maior capacidade de tolerar as demandas estressantes que fazem parte do seu cotidiano.
Dicas de atividade física
Procure a orientação de um profissional qualificado que seja capaz de construir uma rotina de exercícios eficaz, segura e de acordo com as suas limitações motoras.
Comece com a prática de exercícios que possui mais afinidade para tornar a atividade ainda mais agradável.
Comece fazendo 15 minutos por dia ou de 2 a 3 vezes por semana. Os exercícios podem ser feitos em casa com a supervisão de um profissional de educação física. O importante é começar!
4. Sono
Nosso sono é baseado nos ritmos da natureza que sintonizam com o nosso corpo a um tempo de 24 horas, chamado de ciclo circadiano.
O ritmo circadiano regula diversos processo fisiológicos e sinaliza para o nosso corpo quando dormir, acordar, comer, etc.
Quando o ciclo circadiano é interrompido, sintomas e problemas como insônia, doenças cardiovasculares, obesidade, ansiedade, depressão, distúrbio bipolar entre outros, começam a aparecer.
Dicas para um sono melhor
O excesso da exposição a luz artificial manda mensagens para cérebro que o afetam negativamente interrompendo o sono. Então, na hora de dormir certifique-se que todas as luzes estejam apagadas inclusive de aparelhos eletrônicos.
Evite fazer refeições pesadas próximo da hora de dormir. A noite é preciso descansar em vez de entrar no processo de digestão.
Use chás que acalmam a mente como erva cidreira, valeriana, camomila ou maracujá.
5. Intestino
O intestino é um dos órgãos mais importantes, porque de lá que os nutrientes são levados para todos os órgãos.
Para você entender melhor, os alimentos são digeridos em pequenas moléculas e em seguida assimilados pelos órgãos para executar diversas atividades celulares. O que não é aproveitado, é jogado fora através dos canais de eliminação.
O mau funcionamento do processo digestivo levará a uma produção de toxinas o que leva ao inicio do desequilíbrio do corpo.
Além disso, o intestino é composto por trilhões de bactérias que vivem em sinergia com o seu corpo. Elas colaboram através da decomposição dos alimentos com a produção e absorção de nutrientes.
As bactérias também são responsáveis por decompor as substâncias mal digeridas.
O resultado do excesso de alimentos indigestos leva ao desequilíbrio da flora intestinal e a vários sintomas, como gases, azia, diarreia, prisão de ventre e cólicas gastrointestinais.
Dicas para um bom funcionamento do intestino
É importante ir ao banheiro diariamente para evitar o acumulo de toxinas.
Coma mais frutas, vegetais e legumes para equilibrar sua flora intestinal.
Aumente sua ingestão de água para ajudar a formar e eliminar as fezes.
Probióticos como kefir e/ou kombuchá ajudam a equilibrar a flora intestinal.
O suco de babosa ou chá de espinheira santa auxiliam nos sintomas de azia ou dor no estômago.
Chá de erva doce ou gengibre ou canela ajudam na digestão.
Referências
D’Acquisto F. Affective immunology: where emotions and the immune response converge. Dialogues Clin Neurosci. 2017;19(1):9-19.
Elmore S. Apoptosis: a review of programmed cell death. Toxicol Pathol. 2007;35(4):495-516.
Dello Russo M, Ahrens W, De Henauw S, et al. The Impact of Adding Sugars to Milk and Fruit on Adiposity and Diet Quality in Children: A Cross-Sectional and Longitudinal Analysis of the Identification and Prevention of Dietary- and Lifestyle-Induced Health Effects in Children and Infants (IDEFICS) Study. Nutrients. 2018;10(10):1350. Published 2018 Sep 21. doi:10.3390/nu10101350
Huang Z, Liu Q, Peng Y, et al. Circadian Rhythm Dysfunction Accelerates Disease Progression in a Mouse Model With Amyotrophic Lateral Sclerosis. Front Neurol. 2018;9:218. Published 2018 Apr 24. doi:10.3389/fneur.2018.00218
Bass JT. The circadian clock system’s influence in health and disease. Genome Med. 2017;9(1):94. Published 2017 Oct 31. doi:10.1186/s13073-017-0485-2
Camacho-Cardenosa A, Camacho-Cardenosa M, Burtscher M, et al. High-Intensity Interval Training in Normobaric Hypoxia Leads to Greater Body Fat Loss in Overweight/Obese Women than High-Intensity Interval Training in Normoxia. Front Physiol. 2018;9:60. Published 2018 Feb 7. doi:10.3389/fphys.2018.00060
Sletten TL, Magee M, Murray JM, et al. Efficacy of melatonin with behavioural sleep-wake scheduling for delayed sleep-wake phase disorder: A double-blind, randomised clinical trial. PLoS Med. 2018;15(6):e1002587. Published 2018 Jun 18. doi:10.1371/journal.pmed.1002587
Wu JX, Huang H, Yang L, et al. Gastrointestinal toxicity induced by microcystins. World J Clin Cases. 2018;6(10):344-354.
Keller J, Layer P. The Pathophysiology of Malabsorption. Viszeralmedizin. 2014;30(3):150-4.
0 comentários